Menu

O que é Brida Amniótica?


A brida amniótica ou, mais corretamente, a banda constrictiva amniótica congênita consiste num anel de tecidos embrionários que envolve, total ou parcialmente,o feto interrompendo, ou não, seu desenvolvimento.
A embriogênese dos membros se manifesta por volta do 32° dia de gestação quanto surgem os brotos que serão os bracinhos e as perninhas.
Em qualquer circunstância o crescimento é segmentar e progressivo até constituir as mãos com os respectivos dedos ou os pés.
Numa fase qualquer da embriogênese pode formar-se uma banda que ou interrompe o crescimento do membro ou abraça, total ou parcialmente,um determinado segmento do membro em desenvolvimento.
A patogenia da banda é devida ao deslocamento da membrana amniótica do corion com ruptura daquela e subseqüente aderência ao bebê.Como decorrência, o crescimento do membro pode
ser interrompido ou se formar apenas um anel que envolve,total ou parcialmente, o segmento afetado.

Popularmente dizendo....

É uma fibra interna da bolsa,da placenta,que gruda no bebê,impedindo que o órgão que foi grudado se desenvolva.

Não existem causas cientificamente provadas para isso acontecer.
Simplesmente acontece...

*A ilustração acima é de um bebê já formado de 21 semanas...Postei ela para vocês terem uma idéia da onde saem essas fibras e do que acontece.

9 comentários:

Aline Gago disse...

Cada dia me emociono e aprendo mais com vida do seu anjinho.
Beijos

Renata disse...

Bjus Aline. *.*

Anônimo disse...

mas da onde vem essa brida? como ela aparece no útero? Eu tenho um filho com mal formação congênita e dois são normais sem problema algum, se eu tiver outro bebê ele corre o risco então tem tratamento?

Renata disse...

Olha,pelo que entendi até agora,as bridas são como "fios" que se solta da placenta,qqr gestação pode ter,porêm algumas vezes pode acontecer de uma delas "grudar" no bebê,é um incidente,ao menos assim me explicou o geneticista...eu ja vi ultrassons com o liquido amniótico cheio de bridas e nenhuma ter pego no bebê amiga...Agora qto ao tratamento,se não for como o caso do Léo,se derepente só tiver colado os dedinhos por exemplo têm sim...Bjuss a gente vai se falando!
;)

Anônimo disse...

Oi Renata... linda história, estou emocionada... estou passando por isto no momento.
Estou grávida de 14 semanas e descobri que minha bebê possui o antebraço direito menor que o esquerdo mas a mãozinha direita não foi formada.
Fui a um especialista, Dr. Antonio Fernandes Moron que se surpreendeu com minha angústia (sim, eles tem sentimento) e irá refazer meu exame para ter certeza sobre isto. Me senti mais tranquila quando ele me disse que não foi por alguma medicação ou algo que fiz que isto foi formado e sim, uma coisa que infelizmente pode acontecer...
Quando estávamos terminando o exame ontem (03/02/2014) ele me disse: nossa mãe como você é perspicaz... estou vendo algo parecido com os dedidinhos... que estão enrolados/presos no cordão... ele pediu para eu retornar hoje para ter certeza disto, irá me examinar para ver se podemos fazer algo intra uterino.
Depois passo aqui para contar para vocês como foi o resultado, mas desde que descobri (15/12/2013) estou esperançosa para que tudo dê certo.
Já amo demais minha filha mesmo com qualquer limitação que possa acontecer.
Chorei muito sim, choro ainda, mas pelo menos, Deus está me dando ela perfeita, com apenas um detalhe especial!
=)
bjos
Erika

Renata disse...

Olá Érika estou no aguardo de novidades querida....Mande notícias sim viu!!Se vc tiver facebook me contata por lá para conversarmos melhor...bjussss.Rê.

Unknown disse...

Oi Re!
Vou te adicionar sim...
Foi confirmado que ela tem talvez uma "pequena mãozinha", mas realmente não é igual a outra que é normal.
Dia 16-02 agora vou fazer o morfológico de 2 trimestre e ai sim teremos a certeza de mais ou menos como é esta mãozinha.
Estou me sentindo mais confiante, sei que posso dar o amor a ela maior ainda que daria se fosse uma criança com todos os dedinhos, etc, etc... mas não ligo mesmo para isto mais.
O problema maior são as outras pessoas. Minha mãe ainda não caiu a ficha, minha sogra e meu sogro fingem não estar acontecendo e que ela vai nascer normal.
Se as pessoas não aceitam como você mesma disse em outro tópico (o que acho que as vezes é normal, mas me revolto..rsrsrs) o choque é todo delas... pq pra mim AMOOOO demais a Giulia.
Resolvemos não contar para outras pessoas, mantivemos entre os mais próximos mesmo, assim evitamos as especulações e não fico nervosa com ela dentro de mim, pois ela não tem que sentir nada disto!
=)
Depois te adiciono no meu face, mas conversas inbox tá?
bjos e ótima semana!
Erika

Luci disse...

Oi Renata, descobri seu blog esta semana e é confortante estar aqui e ler tudo o que você posta. Sou de Campinas interior de SP, meu nome é Lucinere, sou mãe do Victor Hugo de apenas 7 meses, um garotão alegre e cheio de vida que neste momento está na creche. Meu Victor nasceu como o seu Léo, sem a mãozinha direita e com o antebraço encurtado, desde 20 semanas de gestação sabemos deste "probleminha" dele, passamos em por 3 médicos geneticista e cada um deu um laudo e somente ontem quando fomos no terceiro foi que ele deu o parecer das bridas amniótica, nos sentimos muito confortados e aliviados (eu e meu esposo), pois sabemos que este parecer é decisivo. Sempre me perguntava se tinha sido algo que eu havia feito de errado mas não, foi o acaso, foi o destino e Deus quem assim quis, logo estou em paz... adorei os esclarecimentos sobre a brida que colocou aqui, o difícil é explicar para as pessoas próximas (avós por exemplo) o que é, para as demais pessoas prefiro ou não responder ou dizer que nasceu assim e pronto... ai-ai... fico vendo as fotinhas que coloca aqui do seu Léo e imagino o meu Victor nesta idade, cheio de vida e me emociono é maravilhoso e ao mesmo tempo angustiante pensar em tudo pelo que ele pode passar neste mundo preconceituoso, mas enfim... serei forte mais por ele do que por mim. Um beijo...

Anônimo disse...

Oi,tive brida amniótica na gestação,e pegou os dedinhos das mãos do meu bebe.Só soube qdo ele nasceu,nao mostrou nem no morológico,fiz com 22 semanas.Ele nasceu com a linha ainda enroscada nos 3 últimos dedinhos da mao esquerda,e essa linha so soltou qdo ele tinha 10 dias,teve amputação intrauterina das pontinhas dos dedos,os tres ultimos,na direita so pegou o dedinho,so aponta,por pouco nao pegou os outros pois tem a marca da linha,ela enrola,igual uma linha de pipa cortante.Alem disso ele tem sindactilia no pé esquerdo e acomanha desde que nasceu,vai fazer cirurgia a´pos 1 aninho.Hoje ele te 10 meses,é lindo e saudavel,já esta qse andando,muito esperto......graças a DEUS.Ele é meu segundo filho,tenho uma menina de 13 anos e a gestação foi normal,vai entender....como dizem pode acontecer muita coisa em uma gestação,acho que foi melhor nao saber antes pois seria pior,eu iria ficar muito preocupada.Como é uma sindrome rara tem poucos casos na internet,espero poder ajudar se alguem estiver passando por isso,nao é genetico,é congênito,pode acontecer com qualquer mulher,em qualquer gestação.parabêns seu filho é lindo demais.bjs

Postar um comentário

 

Day after Day... Copyright 2012 Designer By Alessandra Garcia